ROCAMBOLE DE NATAL

ROCAMBOLE DE NATAL

INGREDIENTES
250 g de claras de ovos em temperatura ambiente
125 g de açúcar refinado
200 g de nozes moídas
1 colher (chá) rasa de essência de nozes
1 colher (café) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de conhaque ou rum
1 pitada de sal

MODO DE FAZER
Bata na batedeira as claras e o açúcar até obter um suspiro firme. Em seguida, desligue a batedeira, acrescente as nozes moídas, as essências, o conhaque, o sal e envolva delicadamente com auxílio de um fouet até obter uma massa homogênea. Distribua a massa de nozes em uma assadeira retangular própria para rocambole (38 x 28 x 2 cm), bem untada com manteiga sem sal e forrada com papel manteiga também untado. Por último, asse em forno preaquecido à 180ºC até que esteja com a superfície ligeiramente dourada e firme ao toque. Deixe amornar e empregue.

DOCE D’OVOS
250 g de açúcar tipo cristal
50 ml de água filtrada e fria
16 gemas de ovos tipo jumbo, peneiradas (300 g)
1 colher (sobremesa) de manteiga extra sem sal
1 colher (chá) rasa de essência de baunilha
1 colher (sobremesa) de conhaque ou rum

MODO DE FAZER
Em uma panela média misture o açúcar tipo cristal, a água, as gemas e leve ao fogo, mexendo sempre até obter um creme homogêneo e firme. Junte a manteiga, os aromas e envolva delicadamente. Empregue o doce d’ovos morno ou frio e reserve 100 g do mesmo para a decoração final do rocambole.

DECORAÇÃO
200 g de chantilly batido normalmente
100 g de doce d’ovos reservado
1 receita de Torres de Caramelo (receita abaixo)
nozes em metades banhadas no caramelo (opcional)

MONTAGEM DO TRONCO
Deixe o rocambole de nozes esfriar completamente. Em seguida coloque-o sobre uma folha de papel alumínio (com a superfície para cima), espalhe todo o doce de ovos (reservando 100 g para a decoração) e enrole com auxílio do próprio papel alumínio no formato de um rocambole (bem apertado). Deixe gelar por algumas horas. Por último espalhe uma fina camada de chantilly batido sobre o rocambole e finalize a decoração com o doce de ovos e as grades de caramelo. Sirva esta delícia gelada e acompanhada de sorvete ou chantilly batido.

TORRES DE CARAMELO
200 g de açúcar granulado ou cristal
50 ml de água filtrada e fria
40 ml de álcool de cereais
30 ml de vinagre branco de arroz
1 colher (café) de cremor de tártaro

MODO DE FAZER
Em uma panela pequena coloque todos os ingredientes e leve ao fogo (sem mexer) até obter uma calda da cor de guaraná claro. Em seguida, desligue o fogo, aguarde que toda a espuma da calda seja naturalmente eliminada e prepare as torres sobre uma chapa de alumínio untada com óleo de milho. Empregue na decoração final.

Rendimento: 12 a 15 porções