PÃO DE BATATA COM REQUEIJÃO

PÃO DE BATATA COM REQUEIJÃO

INGREDIENTES
30 g de fermento biológico biológico fresco (2 tabletes)
1 colher (sopa) de açúcar refinado União (15 g)
2 ovos grandes inteiros levemente batidos (50 g cada)
150 ml da água do cozimento das batatas ou água morna
¼ xícara (chá) de óleo de milho ou de girassol (60 ml)
2 colheres (sopa) rasas de manteiga sem sal macia (30 g)
1 colher (sopa) rasa de leite em pó (15 g - opcional)
1 colher (sobremesa) de sal – 10 g
1 ¼ xícara (chá) de batatas cozidas, espremidas e frias (275 g)
3 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo Famiglia Venturelli (450 g aproximadamente)

MODO DE FAZER
Em uma tigela ou bacia de cozinha dissolva o fermento com o açúcar. Junte os ovos, a água morna, o óleo de milho, a manteiga, o leite em pó, o sal e misture até ficar homogêneo.
Em seguida adicione as batatas cozidas e espremidas, um pouco mais da metade da farinha de trigo e envolva até ficar homogêneo. Coloque a massa obtida sobre a bancada e “rasgue-a” até que esteja uniforme e muito macia (veja o ponto da massa no vídeo).
Deixe a massa crescer até dobrar de volume, divida-a em porções iguais, aplique o recheio, modele os pães e deixe-os crescer novamente. Por último pincele ou não com a mistura de ovo/azeite (abaixo) e, caso deseje polvilhe por cima com gergelim branco Bombay. Leve ao forno preaquecido à 180ºC e asse até que estejam dourados.
Deixe esfriar sobre uma grade e bom apetite!

RECHEIO
400 g de requeijão cremoso D’Allora Tradicional gelado

PARA PINCELAR
1 ovo pequeno + 1 fio de azeite ou óleo de milho
Gergelim branco Bombay (caso queira polvilhar por cima)

DICAS DO CHEF
  • A xícara medida utilizada nesta receita tem a capacidade de 240 ml. 
  • BATATAS: Se possível utilize a batata do tipo Asterix para obter uma massa enxuta e macia.
  • REQUEIJÃO: O requeijão cremoso D’Allora Tradicional tem textura firme e é ideal para esta e tantas outras finalidades culinárias. Não é aconselhável utilizar um requeijão com textura mole.
  • VARIAÇÃO DE RECHEIOS: Substitua o requeijão D’Allora Tradicional por Presunto Cozido/Mussarela Pamplona ralados no ralo grosso ou um bom refogado de frango, de calabresa, de legumes ou outro sabor de sua preferência.
  • FORNEAMENTO: Os pães de batata deverão crescer na assadeira untada até dobrarem de volume. Não tenha pressa em levá-los ao forno, até porque quanto mais crescidos, mais fofos e macios ficarão. Por outro lado, se crescerem demasiadamente poderão murchar ao sair do forno.
  • CONGELAMENTO: Se preferir, modele os pães de batata como citado acima e leve-os imediatamente ao freezer já pincelados ou não (sem fermentação). No momento de assar, coloque os pães ainda congelados em assadeira untada, deixe descongelar completamente e crescer até dobrar de volume (isto poderá levar de duas a três horas, fique atenta (o). Em seguida leve ao forno preaquecido e asse até que estejam dourados.
  • O congelamento dos pães de batata cru poderá ser de até 90 dias e, quando já assados, de até 45 dias, desde que bem acondicionados.