SANDUÍCHE GRATINADO DE MAÇÃS

SANDUÍCHE GRATINADO DE MAÇÃS

INGREDIENTES
1 pão de fôrma sem casca fatiado

BECHAMEL FIRME
40 g de manteiga sem sal
50 g de farinha de trigo
700 ml de leite UHT Integral
Sal, pimenta branca Bombay e noz-moscada ralada a gosto

MODO DE FAZER
Em uma panela média derreta a manteiga e aloure a farinha. Junte o leite e mexa com fouet até obter um creme levemente encorpado, temperando a gosto. Coe em uma peneira média, cubra com filme plástico e mantenha na geladeira até que esteja bem firme. Por último bata com auxílio de um mixer ou, se preferir bata rapidamente no processador. Empregue frio.

REFOGADO DE MAÇÃS
40 ml de azeite de oliva
1 cebola grande bem picada na faca (150 g)
2 maçãs verdes s/casca e em cubos pequenos (400 g)
1 colher (sopa) de açúcar refinado (15 g)
350 g de lombinho defumado canadense ralado no ralo grosso
300 ml de Bechamel Tradicional (receita abaixo)
Sal, pimenta branca e noz-moscada ralada Bombay
1 colher (sopa) de cebolinha verde fresca bem picada

MODO DE FAZER
Em uma frigideira confortável aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte as maçãs picadas, o açúcar e refogue bem.
Em seguida adicione o lombinho defumado e tempere a gosto. Coloque o refogado em uma peneira e deixe escorrer até esfriar, pressionando bem para que saia todo excesso de líquido. Junte a cebolinha picada e empregue na montagem final.

RECHEIO
150 g de mussarela ralada no ralo grosso
50 g de queijo Minas Padrão ralado no ralo grosso

COBERTURA
50 g de queijo parmesão ralado fino

MONTAGEM FINAL
Utilizando uma refratária retangular grande levemente untada com manteiga, inicie a montagem deste magnífico e delicioso sanduíche gratinado com uma camada de pão de forma, espalhe por cima a metade do Bechamel, salpique com o Refogado de Maçãs, os queijos ralados (recheio), pressione bem com as costas de uma colher e finalize com outra camada de pão de forma.
Por último espalhe a superfície do sanduíche com o restante do Bechamel e finalize salpicando com o parmesão ralado. Leve ao forno aquecido à 170ºC e asse até que a superfície esteja levemente dourada. Sirva morno.
O rendimento será de 16 porções.

DICAS DO CHEF
  • O lombinho defumado poderá ser substituído por qualquer outro embutido defumado ou mesmo por frango cozido e temperado, camarões temperados e cozidos, bacalhau em lascas, etc.
  • Sempre preparo este sanduíche um dia antes de servi-lo, cubro com filme plástico e mantenho na geladeira até o dia seguinte. No dia seguinte levo ao forno para gratinar. Na verdade, quando faço isto percebo que o resultado final fica ainda mais úmido, suculento e saboroso. Porém, se você preferir não há problema em assar na mesma hora do preparo.
  • O congelamento poderá ser de até 60 dias (gratinado ou sem gratinar).